segunda-feira, 4 de Janeiro de 2016


A Trilogia Mara Dyer é composta pelos títulos “A Desconstrução de Mara Dyer”, “A Evolução de Mara Dyer” e “A Vingança de Mara Dyer”, da autora Michelle Hodkin, respectivamente publicados no Brasil pela Galera Record com o intervalo de um ano cada.  O primeiro volume foi lançado em 2013, enquanto o desfecho da trama no ano passado.

 “A Desconstrução de Mara Dyer” conta a história de Mara, uma adolescente 17 de anos que se envolveu num trágico acidente. Após o misterioso desabamento do sanatório, um prédio antigo, que levou a óbito sua melhor amiga (Rachel), seu namorado (Jude) e a irmã dele (Claire), Mara não se lembra de nada do ocorrido. Afim de recomeçar, ela e a família se mudam para uma nova cidade.

Para a protagonista é o tempo dos recomeços, mas os acontecimentos que se sucedem não são tão bons quanto o esperado. Mara aparentemente vive uma sequência de eventos sem nenhuma explicação plausível, seus familiares acreditam que ela ainda esteja traumatizada e, como não consegue lidar com os fatos, sua mente se fecha para a realidade. Quando ela conhece Noah, o bad boy da sua nova escola, sua vida toma um rumo inesperado, assim como a própria narrativa, pois ele é o único que realmente acredita que ela não esteja enlouquecendo.

Já no segundo volume, “A Evolução de Mara Dyer, Mara compreende o que está acontecendo a sua volta, apesar de todos acreditarem que ela esteja sofrendo de um transtorno psicótico, a protagonista jura que o ex-namorado-morto esteja vivo. Preocupados com a situação da filha, seus pais intervêm e mandam-na para uma Instituição Psiquiátrica para que possa se estabilizar, nesse período que fica internada a história tem muitas reviravoltas e se torna confusa, deixando o leitor cheio de questionamentos.
Por fim, temos o terceiro e último volume, “A Vingança de Mara Dyer”, que esclarece todas as dúvidas e preenche as lacunas da história. A trilogia teve uma ótima conclusão, é um livro melhor que o outro, o desfecho foi realmente incrível, embora estivesse confusa em muitas partes, acredito que seja esse mistério que impulsiona a leitura. Houve momentos que fiquei apreensiva e com o coração apertado, já em outros era muito difícil identificar se a protagonista estava delirando ou não, o livro possui passagens que te deixa arrepiada. 

Li o primeiro volume logo que lançou, porém o segundo e o terceiro peguei numa tacada só, um após o outro, só parei quando a história acabou, mesmo cansada depois de tantas horas de leitura, confesso que era impossível largar os livros até que tudo fizesse sentido. A Trilogia Mara Dyer está entre meus livros favoritos. 

Michelle Hodkin escreveu uma história de peso que mantém o leitor aprisionado aos acontecimentos desde o primeiro livro ao último, cada um dos volumes vem repleto de adrenalina, não há como o leitor se entediar com a trama, os livros possuem muitos mistérios e desdobramentos a cada novo capítulo, os personagens são críveis e evoluem junto da própria narrativa.

Os dois primeiros volumes são narrados em primeira pessoa, a protagonista se faz presente na mente do leitor de maneira assustadora, enquanto o último volume tem Noah como narrador, além de Mara. E quanto ao final não há palavras, só digo que é construído num ritmo consistente e implacável, uma vez que sabemos a verdade por trás da história de Mara Dyer é impossível não admirar a genialidade de Michelle Hodkin.

Por Patrícia Oliveira
Sobre o autor
Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira, 25 anos (07/01) – São José/SC. Acadêmica de Direito, leitora assídua e blogueira. Lê de tudo um pouco, seus gêneros literários favoritos são romance histórico, época e contemporâneo, thriller psicológico, fantasia épica e clássicos. Sempre cultivou a ideia de criar um blog, onde pudesse compartilhar sua opinião. Quando não está fazendo tarefas cotidianas, geralmente está divertindo-se na companhia de seus bichos de estimação. Curte séries, filmes de comédia romântica e animes, mas sua grande paixão é a literatura.



Deixe uma resposta

  1. quinta-feira, 7 de Janeiro de 2016.

    Olá
    Tenho uma grande curiosidade de conhecer esses livro, as sinopses sempre me chamaram muito a atenção, mas eu nunca tinha lido uma resenha desses livros, e agora estou ainda mais curiosa, e foi bom saber que o livro é em primeira pessoa, por que eu não gosto desse estilo de narrativa, então assim eu posso me preparar para ler melhor.
    Beijos
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

  2. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Olá!

    Nunca tinha ouvido falar desses livros antes. Mas pelo relato ele parece ter uma trama incrível e prender bastante o leitor por atiçar a curiosidade em descobrir o que realmente esta acontecendo com a Mara. Poxa… Agora to curiosa pr saber a verdade kkkk Mara esta louca ou não? Vou ter que ler né? Kkkk

    Beijos!

    http://www.cantinhocult.com

  3. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Aquele momento em q a resenha é fantástica mas me deixa confusa: eu gostaria ou não de conhecer esssa série?! =OOOOOO #desespero #soeumesmapossoresponder

    Anyway, quando comecei a leitura da resenha fiquei tentada a só ler a parte do primeiro livro por conta de spoilers, mas COMO q vc conseguiu resenhar uma série inteira sem dar spoilers dos primeiros?! Me conta o segredo!!!!!

    Blog Mundo de Tinta

  4. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Olha tenho que confessar que nunca li nada dessa autora
    e nem tinha lido nenhuma resenha desse livro acredita?
    Mas eu gostei de tudo que você falou dos 3 livros.
    Me parece ser uma estória bem interessante e fiquei curiosa com o caso do ex namorado. Mas esse livro é terror? Porque se for eu não consigo ler, mas se for de boa, ai eu leio tranquilamente. Mas eu adorei a maneira como você desenvolveu seu ponto de vista de cada livro. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/ebook-worlds-2.html

  5. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Oi, confesso que sempre me despertou interesse esses livros, mas nunca tive a oportunidade de ler. Sempre ouço falarem super bem e vendo agora pela primeira vez sobre o que se trata o interesso só aumentou, quero saber como será essa relação dela com o bad boy, o que aconteceu e como ela consegue lidar com o fato da morte de tantas pessoas queridas… Pulei o segundo e o terceiro porque não quero spoilers, mas pelo jeito que falou no encerramento e pelo fato de você não conseguir largar vou começar minha leitura apenas quando possuir os três volumes em mão porque provável não parar de ler ate encerrar todos! Amei <3
    Beijos
    – Bruna
    http://www.brookebells.com

  6. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Olá, tudo bem?

    Comprei esta trilogia ano passado estou louca para começar. É minha meta de 2016. Amo estas capas e esta premissa faz eu imaginar muitas coisas. haha. Adorei sua resenha foi rápida e objetiva e me deixou com mais vontade de ler.

    Beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

  7. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Olá,
    Sempre fiquei curiosa com essa trilogia e assumo que tenho um pouco de medo kkk. Não tinha visto uma resenha dos 3 livros juntos e gostei bastante. Fiquei com muita vontade de ler. Parabéns pela comparação entre os três. Ficou muito bom!
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

  8. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    ESTOU MUITO LOUCA POR ESSE LIVRO!
    Pena que nunca encontro uma promoção boa com os três juntos, queria ler tudo de uma vez, que nem você fez com o segundo e com o terceiro, por isso que ainda não comprei nenhum heuheue

    Mas quero ler esse livro desde que o primeiro foi lançado. Estou em cólicas de ansiedade. Se souber de uma promoção boa me avisa? 🙂

    Um Metro e Meio de Livros

  9. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Essa trilogia está na minha lista de leituras.
    Tenho muita curiosidade de conhecer o livro de Michelle
    Fico imaginando todos os mistérios e seus desdobramentos.
    Espero gostar assim como você!
    Beijinhos
    Rizia – Livroterapias

  10. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Tenho muita vontade de ler essa trilogia, ia até comprar ela ano passado por indicação de uma amiga, mas não foi possível, quero ler ainda esse ano, pois parece ser uma ótima trama, estou doida pra conhecer a história da Mara, e gostei da forma de 3 resenhas em um post só. Parabéns.

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

  11. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Oi!
    Já li muitas resenhas diversas sobre essa série e tenho vontade de ler essa trilogia para tirar as minhas próprias conclusões tenho uma amiga, que fez as resenha desses livros no meu blog, e ela fala maravilhas do mocinho e sobre como a Mara é piradinha, fiquei curiosa para conhecer esses personagens.
    Beijos,
    Andy – StarBooks

  12. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Essa resenha atiçou minha vontade de ler essa trilogia. Acho bem interessante livros que tenham esse ambiente de hospital psiquiátrico porque qualquer coisa pode acontecer lá dentro.

  13. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Emtão! Eu estou no mesmo estilo que você. Quero muito fazer esta leitura e acho que vai ser assim, um livro atrás do outro de tão bom que as pessoas falam e a forma como parece ser. O ruim é que depois dá uma ressaca que dói. Mas toda vez que eu vejo uma resenha me dá vontade de ler.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    http://www.amigasemulheres.com

  14. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Oiee ^^
    Você não é a primeira pessoa a chamar a autora de gênio *-* estou doida para fazer parte desse grupo…haha' vi que MUITA gente adorou essa trilogia (que eu não sabia ser uma trilogia até pouco tempo atrás), e isso foi o suficiente para me deixar doida para ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  15. sábado, 9 de Janeiro de 2016.

    Eu já vi várias resenhas desses livros, e todas são positivas. Ele tá na minha lista de querências faz um tempo, mas ainda não achei nem tempo, nem espaço nem grana pra adquiri-los (rs). Pretendo, ainda esse ano resolver isso e conhecer essa história também. Aí poderei voltar aqui e dizer o que achei com propriedade.

    ;D
    Profissão: Leitora

  16. sábado, 9 de Janeiro de 2016.

    Todo mundo fala tão bem desses livros, eu sou simplesmente louca pra ler! A princípio achei que o Noah seria só mais um bad boy típico dos YA e que seria super clichê, mas pelo que eu já consegui ler de resenhas, não é bem por aí. Só de pensar que é uma trilogia já me dá aflição, mas vou fazer um esforço para começar logo!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

  17. sábado, 9 de Janeiro de 2016.

    Oi Patrícia, eu sempre tive vontade de ler essa trilogia mas nunca tive oportunidade, a sua resenha me cativou a ir atrás dos livros de uma vez por todas! hahaha espero esse ano conseguir ler e ver o que acho dessa trama. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

  18. sábado, 9 de Janeiro de 2016.

    Oi Patrícia! 😀
    Estou louca para ler essa trilogia, sou bastante medrosa, mas gosto de conferir livros que envolvam fantasmas e acredito que essa parte de não saber se está realmente acontecendo torne a leitura ainda mais deliciosa pelo simples fato de você tentar entender o que realmente é real. 😀
    Já esta na lista há algum tempo e pretendo comprar assim que tiver dinheiro! o/

    Beijos e até daqui a pouco! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

  19. sábado, 9 de Janeiro de 2016.

    Ooi,
    Não conhecia a trilogia mas seu post me deixou muito curiosa! O primeiro livro tem uma premissa muito boa e pelo que você diz parece ser uma leitura muito fluida e pelo seu entusiasmo não posso duvidar do talento da autora. Entrou para minha lista de leituras!
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

  20. domingo, 10 de Janeiro de 2016.

    Olá, tudo bem?
    Uma das trilogias mais perfeitas que li!!!
    Mistura tudo que amo: Suspense, sobrenatural, drama, romance e até um pouco de terror.
    Quase uma Carrie a estranha repaginada e turbinada, amei demais ainda me dói de saudade do Noah , ai ai ai Noah!
    Estou querendo reler essa série (e olha que não tenho esse costume).
    Favoritei e sou apaixonada, parabéns pela resenha .

    Giuliana

  21. domingo, 10 de Janeiro de 2016.

    Olá!
    Sempre que leio algum post/resenha sobre essa trilogia, falam que é uma leitura inebriante e envolvente. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero gostar tanto quanto você.
    Confesso que o fato de o terceiro livro ser narrado entre os dois personagens tem sido frequente e acho isso bacana.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: