sexta-feira, 27 de novembro de 2015


Avaliação: 5/5
Editora: Companhia das Letras / Cortesia
Gênero: Biografia
ISBN: 9788535926095
Publicação: 2015
Páginas: 168
Skoob
Só por hoje e para sempre, livro publicado pela editora Companhia das Letras, narra o período em que o cantor e compositor Renato Russo ficou internado em uma clínica de reabilitação. Contado em forma de diário, podemos sentir tudo o que o músico sentiu enquanto estava na clínica, suas dores, suas dúvidas e principalmente sua vontade de superar o vício.

Renato decidiu se internar após um longo período usando drogas. Ele usava para se esquecer de sua solidão, para se sentir entorpecido e anestesiado. Trilhou este caminho durante muito tempo, até que viu que pouco a pouco ele foi perdendo seus amigos, além do respeito e admiração do público. Ele se viu no fundo do poço.

Durante o período em que passou na clínica, Renato participava de diversas atividades e dinâmicas que tinham como intuito ajudá-lo a superar o vício. Uma dessas atividades era as Folhas de Eventos Significativos, nas quais os internos relatavam os acontecimentos dos seus dias, e é por meio dessas folhas que podemos conhecer mais sobre tudo o que estava se passando na cabeça do cantor durante a internação.

“De dois meses pra cá, quando cheguei ao “fundo do poço”, a imprensa começou a acompanhar meu caso com o interesse mórbido e sensacionalista próprio dos meios de comunicação de massa, e me dói muito ver meu rosto, nome e vida estampados nos jornais, junto com toda a vergonha e insanidade de meus atos. E tudo tem um fundo de verdade, já que realmente cheguei a perder o controle da minha vida –me sinto péssimo com isso.”

Por meio desses relatos conhecemos toda história por trás dos holofotes, toda a verdade que o público não pôde ver. Fica difícil para quem é fã, assim como eu, ver o quão difícil estava sendo para ele, e o quanto ele se sentiu sozinho em seu caminho. Ele se sentia muito afetado por tudo o que acontecia a sua volta, era como se ele sentisse tudo com muito mais intensidade.
Apesar de o livro tratar de um tema um pouco pesado, como o vício, a leitura não chega a ser pesada. Em todos os seus relatos, podemos sentir que ele tinha muitas esperanças e que estava acreditando em sua recuperação. Por mais que viessem dias difíceis, ele se mantinha otimista e sempre terminava de contar seu dia com algum pensamento positivo e com alguns desenhos que representavam sua esperança em se livrar das drogas.

“É tão maravilhoso isso, você vai adorar, é a sua cara. Só por hoje e para sempre! Vamos ser felizes de novo!”

Quando vi que a editora iria lançar um livro contando um pouco mais sobre a vida do cantor Renato Russo, eu fiquei muito feliz com a notícia. Sempre gostei muito da banda Legião Urbana e poder saber mais sobre a vida de um dos meus cantores favoritos, era uma coisa que eu queria muito.


Em um primeiro momento me senti invadindo o espaço pessoal do cantor, pois os relatos são muito pessoais, mas logo no início fica claro que esse era o desejo de Renato, ele queria que seus relatos fossem lidos pelas pessoas. O prefácio foi escrito por seu filho Giuliano Manfredini, que permitiu que a obra fosse publicada com o intuito de realizar o desejo de seu pai, e já garantiu que outras obras contando mais sobre a vida de Renato serão publicadas futuramente.

Só por hoje e para sempre é um diário sensível e verdadeiro. A leitura é rápida e nos passa uma mensagem muito importante de que não devemos desistir de lutar mesmo quando nosso desejo é desistir. Eu indico muito a leitura e com certeza irei reler futuramente.


Por Tayara Casemiro
Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe uma resposta

  1. terça-feira, 19 de julho de 2016.

    Amo música e adoraria conhecer mais a história desse artista incrível, se eu tivesse uma oportunidade de ler esse livro, tê-lo em minhas mãos ficaria muito realizada, porque a música do Renato Russo, do Legião Urbana e do Aborto Elétrico estará sempre em todo lugar.

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: