sexta-feira, 13 de novembro de 2015

insonia-capa-viagens-de-papel

AVALIAÇÃO: 3/5
EDITORA: Vergara & Riba, Cortesia
ISBN: 9788576837176GÊNERO: Suspense, Fantasia, Jovem Adulto
PUBLICAÇÃO: 2014
PÁGINAS: 352Skoob

O primeiro volume da trilogia Sonâmbulos da escritora J.R Johansson , Insônia, conta a história de Parker Chipp. Parker é um garoto desde os seus 12 anos não consegue ter seu próprio sonho, e ele sempre acaba entrando no sonho da última pessoa com quem teve contato visual.

O livro começa quando Parker está com 16 anos e ainda não sabe direito como funciona seu “dom”. Até que sua mãe pede para que ele vá ao médico e ele também tenta descobrir o que acontece com uma pessoa que fica muito tempo sem dormir. O problema é que sua mãe acha que ele está usando drogas, e quando vai ao médico ele descobre que isso pode levar a sua morte, então ele decide contar ao seu melhor amigo, Finn.

Até que um dia Parker conhecia Mia, uma garota que possui sonhos descomplicados e calmos, permitindo assim um descanso para ele. É claro que descansar nos sonhos dela acaba virando uma obsessão, até o momento em que alguém passa a aterrorizar Mia e a memória de Parker começa a se apagar, e leva ele a duvidar da sua própria inocência. O livro tem uma capa diferente e é bem diagramado, porém a história em si não me prendeu. A narrativa é feita em primeira pessoa e de fácil leitura, a autora nos deixa curiosos em alguns pontos da trama, mas como muitas das respostas não são reveladas, eu acabei perdendo o interesse. Muitas coisas a autora deixou para trabalhar nos próximos livros, então em alguns momentos a narrativa ficou muito enrolada, extensa.

Uma das coisas que mais me incomodou foi o fato da autora não ter explicado como e por quê Parker pode entrar no sonhos das outras pessoas, talvez se tivesse uma explicação ficaria mais claro para o leitor. Além disso, tem a parte fisiológica, ninguém consegue ficar quatro anos sem dormir. Ainda não sei se continuarei lendo a série. A experiência com Insônia, infelizmente, não tão positiva.

Sobre o autor
Stephany Guebur

Stephany Guebur, 21 anos (05/01) – Paraná
Jornalista. Começou a ler no ensino fundamental, porque quanto mais livros apresentava, mais ganhava pontos na média. A partir daí, descobriu que ler é maravilhoso e que podemos viajar sem sair do lugar. Apesar de ter dado uma parada entre o ensino médio e a faculdade, sempre lia um livro aqui, outro ali. Entre seus livros favoritos estão a série “O Diário da Princesa”, “Na Natureza Selvagem”, e os de Monteiro Lobato, com os quais entrou no mundo da literatura, como muitas outras crianças. Além disso, é apaixonada por séries e viagens.



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: