quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Avaliação: 4/5
Editora: Seguinte/ Cortesia
Gênero:
 Jovem Adulto 

ISBN: 9788565765480
Publicação: 2014
Páginas: 272
Skoob
O livro Mentirosos, escrito pela autora E. Lockhart e publicado no Brasil pela editora Seguinte, vai nos contar a história da família Sinclair. Mais precisamente, o livro nos contará a história de uma das herdeiras da família, a jovem Cadence.

Os Sinclair são uma família muito rica e tradicional, todos os anos eles se reúnem para passar o verão em sua ilha particular. Os herdeiros desta poderosa família são Cadence, Mirren, e Johnny, primos que cresceram juntos e possuem um laço muito forte. Eles são um grupo muito unido e juntos com o jovem Gat, o sobrinho do novo marido de uma das tias, eles são chamados de Os Mentirosos.

A família, apesar de parecer inquebrável, é cheia de rachaduras. As filhas brigam entre si pela herança de seu pai e pelo futuro de seus filhos. As relações são muito complicadas e em toda a história fica nítida a maneira com que eles escondem os próprios sentimentos para fingir que tudo está bem, quando na verdade tudo está em ruínas.

Desde o primeiro capítulo somos introduzidos a uma trama recheada de mistérios. O livro é narrado em primeira pessoa, vemos tudo sob o ponto de vista de Cadence, nossa protagonista. Tudo o que sabemos é que Cadence sofreu um misterioso acidente enquanto passava as férias na ilha quando tinha 15 anos, e mesmo tendo se passado 2 anos desde o acidente, a garota não se lembra direito o que aconteceu e não entende a postura da família que evita a todo custo tocar nesse assunto. Além disso, após o acidente, Cadence não pôde mais retornar à ilha e não teve mais contato com os primos, o que a deixa ainda mais com a sensação de que estão escondendo alguma coisa dela.

O clima de mistério está presente em toda a história, somos introduzidos de uma maneira tão intensa que fica difícil não se sentir parte dos mentirosos. A leitura no início demora um pouco para pegar ritmo, pois na primeira parte da história a autora quis nos apresentar todo esse universo da família. Esse ritmo mais lento no início pode desanimar, pois fica tudo muito repetitivo e com um mistério meio que forçado, mas por outro lado dessa maneira acabamos por conhecer mais intimamente os personagens o que querendo ou não faz com que a história fique muito mais interessante.


A autora soube escrever uma história que nos faz refletir sobre todo o sentido da vida, e sobre as relações que construímos. Vemos uma família se desmoronar aos poucos, e também vemos como eles se reergueram diante de um acontecimento terrível. É quase impossível não se emocionar com o desfecho da história, e o mais impressionante é que a grande revelação estava ali embaixo do nosso nariz o tempo inteiro e nós, assim como a protagonista, deixamos de perceber algumas pistas que a autora colocou no decorrer do livro.

Mentirosos é um livro maravilhoso, é aquele tipo de história que te faz perder o fôlego e ficar pensando nela por dias. Se você, assim como eu, começou a ler e achou que era mais um livro chato com um romance bobo, não se engane e, por favor, não abandone o livro, pois o desfecho é sensacional! Fica a dica de um livro incrível, que além de ser uma grande história de suspense também é uma história muito bonita sobre superação.
Por Tayara Casemiro

Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook