sábado, 31 de outubro de 2015

Depois do estouro do seriado “The Walking Dead”, muitas editoras apostaram na publicação de livros sobre zumbis que até então eram ignorados. Atualmente encontramos vários títulos com essa temática nas prateleiras de diversas livrarias, temos zumbis bonzinhos, zumbis que correm super rápido, zumbis molengas e até zumbis tecnológicos. Enfim, temos zumbis para todos os gostos! 

E para entrar no clima de Halloween, eu selecionei três títulos para vocês que trazem histórias recheadas de sangue e miolos. Então proteja seu cérebro e confira minhas dicas de leituras que trazem zumbis como tema principal!


A noite devorou o mundo, de Pit Agarmen. (Editora Rocco)

Esse é o meu livro favorito de zumbis! Com uma linguagem totalmente diferente dos outros, A noite devorou o mundo, nos apresenta a história de um escritor que após participar de uma festa de uma colega, acorda na manhã seguinte em um dos quartos da casa sem se lembrar direito do que aconteceu. Durante a noite enquanto ele estava apagado, um apocalipse zumbi aconteceu, e todos os convidados da festa e aparentemente grande parte da população foi morta e agora está vagando pelas ruas sem vida. Preso dentro do apartamento, ele se encontra completamente sozinho em uma cidade cheia de zumbis e não sabe o que será de seu futuro. O livro tem toda uma pegada mais filosófica e nos faz refletir sobre o que realmente importa e sobre a razão de estarmos vivos, tudo isso é transmitido de uma maneira tão incrível e sutil que torna a história muito mais do que uma ficção pós-apocalíptica. Nem preciso dizer que está mais do que recomendado né? 


Apocalipse Z, de Manel Loureiro. (Editora Planeta)


Esse livro nos conta a história de um advogado que vê sua vida mudar radicalmente após um vírus acabar com grande parte da população. O mais interessante nesse livro é que ao contrário da maioria ele nos conta tudo, como o vírus surgiu, a reação das pessoas ao desconhecido, e o primeiro contato das pessoas com os zumbis. A maneira com que o autor escolheu para contar a história também é muito bacana, somos introduzidos na trama a partir de posts publicados pelo advogado em seu blog, isso torna a dinâmica do livro muito mais interessante. Para quem se interessou, o livro faz parte de uma trilogia e eu recomendo muito a leitura!


Sangue Quente, de Isaac Marion. (Editora Leya)


Seguindo a leva de livros juvenis que romantizam os vilões, em Sangue Quente somos apresentados ao um jovem zumbi chamado R. Nosso protagonista sofre de uma crise existencial um tanto quanto peculiar, e após comer o cérebro do namorado uma garota ele acaba se apaixonando por ela. A partir daí R deve lidar com esses sentimentos que ele desconhecia e com a vontade de devorar a moça. Quando Sangue Quente foi lançado, ele causou uma certa polêmica principalmente entre os “Haters” de livros como Crepúsculo e afins, pois a história criada por Isaac Marion, desconstrói completamente a imagem dos zumbis e acaba fazendo esse ser sanguinário e sem sentimentos ser transformado em um mocinho apaixonado. Confesso que apesar de não ser meu tipo de história, esse livro me ganhou por ter a capacidade de rir de si mesmo e de ser uma obra leve e divertida, fica a dica para quem quer ler um livro mais “fora da casinha”.


Existem muitas outras histórias sobre zumbis que entrariam facilmente nessa lista, mas fiz questão de separar três livros que abordam de uma maneira muito diferente esse mesmo assunto. Como disse no início desse post, existem livros de zumbis para todos os gostos, e agora queremos saber de vocês quais livros de zumbis são os seus favoritos? Diz aí pra gente nos comentários e bom Halloween!


Por Tayara Casemiro

*Texto também disponível no blog Letras com Cafeína.
Sobre o autor
Viagens de Papel

O blog Viagens de Papel foi criado em 22 de janeiro de 2013 com o intuito de promover diálogo sobre literatura, paixão que todos os autores do projeto têm em comum. Através de resenhas, lançamentos, listas, dicas e variadas matérias, queremos que você sinta-se em casa e aprecie o conteúdo nosso conteúdo! =)



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: