segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Avaliação: 4/5
Editora: Record/ Cortesia
Gênero: História
ISBN: 9788501087744
Publicação: 2015

Páginas: 490
Skoob
O livro A Orquestra Vermelha, publicado pela Editora Record, foi escrito pela jornalista e correspondente de guerra Anne Nelson. A obra foi premiada na categoria de não-ficção e de história da Alemanha e do Leste Europeu pela Guggenheim Foundation, .
A história é verídica e pouco conhecida, o livro narra sobre o cotidiano de um grupo de amigos que resistiram a Hitler e suas ideias revolucionárias, nem todos os alemães compartilhavam da ambição do ditador nazista durante a 2ª Guerra Mundial.
O grupo antinazista, com sede em Berlim, era composto por indivíduos mais velhos e com carreiras distintas, desde artistas, intelectuais, burocratas, cineastas etc. Dentre os membros mais ativos, em sua maioria mulheres, temos Greta Kuckhoff, a principal personagem que viveu para contar sua história; Mildred , uma americana que se casou com um alemão; Arvid Harnack, esposo de Mildread e economista de alto escalão do governo alemão; Harro Schulze-Boysen, oficial da inteligência Luftwaffe; Adam Kuckhoff, um ator conhecido; e John Sieg, ex-jornalista e comunista.

Ao contrário de outros grupos da resistência, em sua maioria formados por jovens universitários, que lutavam contra o sistema por meio de atentados aos planos de Hitler, a Orquestra Vermelha era pacífica, distribuíam panfletos, mantinham arquivos de fotografias das atrocidades cometidas pelos nazistas e realizavam outras tarefas bastantes significativas.
A maioria deles tinha meios para partir da Alemanha, porém decidiram permanecer no país e lutar. Poucos sobreviveram, acabaram caçados e mortos pela GESTAPO. Embora seus feitos tenham sido mínimos diante da prospecção que a guerra tomou, seus atos os definem como heróis que lutaram até o último instante contra a barbárie. 

A Orquestra Vermelha é uma obra excelente, fluída e muito bem escrita. Anne Nelson reconstrói a história com maestria. Leitura recomendadíssima!


Por Patrícia Oliveira
Sobre o autor
Viagens de Papel

O blog Viagens de Papel foi criado em 22 de janeiro de 2013 com o intuito de promover diálogo sobre literatura, paixão que todos os autores do projeto têm em comum. Através de resenhas, lançamentos, listas, dicas e variadas matérias, queremos que você sinta-se em casa e aprecie o conteúdo nosso conteúdo! =)



Deixe uma resposta

  1. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Oi!
    Raramente leio livros relacionados ao tema 2º G.M. acho que já li tanto durante o meu ensino médio (3 anos atrás) que eu estou dando um break com esse tipo de leitura, então no momento, a obra não me interessou, mas achei a premissa de fato interessante por mostrar um grupo que da resistência.
    Abraços e feliz ano novo!
    Andy – StarBooks

  2. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Olá.Muito boa a premissa do livro.Curto muito histórias relacionadas a II Guerra.
    Adorei sua resenha e confesso que fiquei bastante curioso pra ler essa obra.
    Parabéns pelo Blog.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

  3. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Oiii
    O livro parece ser ótimo.
    Nunca tive oportunidade de ler livros do assunto. mas é uma coisa que quero mudar! Já anotei a dica!
    Bju grandao!

  4. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Oiiii adorei o livro, ainda a mais para mim que faço História. Anotei na minha lista e quero ler em breve.
    Beijos ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

  5. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Olá
    gostei muito da resenha e me interessei pelo livro. Amo histórias da segunda guerra, principalmente quando são baseadas em fatos reais!! Show de bola! Vou adicionar a minha lista!
    beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

  6. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Olá, gostei da resenha, foi a primeira que li desse livro e fiquei bem interessada por ele, por ter uma temática que sempre desperta minha curiosidade.

  7. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Olha só, pra quem gosta de história esse livro deve ser um máximo. Meu irmão é professor agora, acho que ele vai gostar de conhecer esse título, vou passar. Valeu a dica.

  8. quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.

    Olá, adoro livros que retratem a segunda guerra mundial um período muito conturbado e sinistro da história.
    Gostei muito da premissa do livro, saber sobre o que motivou os personagens dessa época a embarcar em algo tão terrível é no mínimo interessante.
    Grande abraço e parabéns pela resenha.

    Giuliana.

  9. sexta-feira, 1 de Janeiro de 2016.

    GENTE! PRE CI SO desse livro!
    Adoro tudo o que diz respeito à segunda guerra, quero muito muito ler.Adorei a resenha. Beijo

  10. sexta-feira, 1 de Janeiro de 2016.

    Eu adoro livros de não-ficção, em especial os de cunho histórico. Saber mais sobre um determinado evento histórico por outros olhos é sempre uma coisa fascinante! Tenho certeza de que gostaria desse livro, e após sua resenha sei que vou amar! Parabéns pelas sua palavras, são de arrasar!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

  11. sexta-feira, 1 de Janeiro de 2016.

    Olá Patricia, adoro livro sobre a segunda guerra e por esse ser não-ficção fiquei ainda mais curiosa para lê-lo, parece ser muito bom e trazer uma historia de uma resistência diferente *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

  12. sábado, 2 de Janeiro de 2016.

    Oi Patrícia, sua linda, tudo bem
    Não conhecia esse livro e estou impressionada. Nunca ouvi falar desse grupo e olha que já vi vários filmes sobre essa guerra. Ninguém também falou deles na escola e nem no vestibular. São mais do que heróis, nossa, que coração e coragem, eles tinham a oportunidade de sair e escolheram ficar e tentar salvar vidas e com isso alguns morreram. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  13. sábado, 2 de Janeiro de 2016.

    Olá
    Sua resenha está bem interessante, não é um livro que pegaria para ler mas parece mesmo ter um assunto bem diferente

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  14. sábado, 2 de Janeiro de 2016.

    Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro e nem a história desse grupo, mas fiquei super interessada. Sempre gostei de histórias na guerra e fiquei curiosa para saber os detalhes do que aconteceu com o grupo. Dica anotada.

    Beijos
    Leitora Sempre

  15. domingo, 3 de Janeiro de 2016.

    Oi, Patrícia!
    Muito interessante essa obra, adoro leituras nesse gênero e contexto histórico elas sempre nós ensinam algo. Já anotei a dia e quando tiver oportunidade vou ler!

    Beijos,

    Rafa [ blog – Fascinada por Histórias]

  16. segunda-feira, 4 de Janeiro de 2016.

    Olá! Gostei bastante! Amo livros que apresentam essa temática, até mesmo porque sempre tiramos informações importantes desse tipo de leitura. O nazismo foi um dos períodos sombrios da história da humanidade…Achei bem interessante mesmo. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

  17. terça-feira, 5 de Janeiro de 2016.

    Olá!
    Esse é um gênero cujo eu não costumo ler muito, mas que me interessa bastante, principalmente esse livro, que me despertou uma curiosidade enorme sobre a história dessas pessoas.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

  18. sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016.

    Olha, que legal. Não sabia dessa obra. Gosto de saber sobre coisas que não são tão divulgadas sobre a segunda guerra mundial. Fiquei curioso com a leitura. Vou procurar. Parabéns pela resenha 🙂
    Beijos
    Academia Literária DF

  19. domingo, 10 de Janeiro de 2016.

    Ola. Adoro A Segunda Guerra Mundial mas apenas sei aquelas coisas da escola e do cursinho, acho que posso ler esse livro.

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: