sábado, 8 de agosto de 2015

Avaliação: 4/5
Editora: Record / Cortesia
ISBN: 9788501103987
Gênero: Romance
Publicação: 2015
Páginas: 240
Skoob
Logo no início da obra encontramos uma citação do autor Victor Hugo: “O conflito está ali, petrificado; ele vive, ele morre, está no passado. Os muros ainda agonizam; os buracos são feridas; as fendas uivam; as árvores se dobram e tremem, como se tentassem escapar”. Impossível não se encantar com tal trecho!

A sábia de Waterloo” é um livro sensacional, escrito sob a perceptiva de um coelho, imagine um livro com uma temática interessante e ao mesmo tempo inovador, eis aqui uma dica. 

A história é narrada por Willian, um coelho branco descendente dos coelhos criados na fazenda belga de Waterloo. De maneira vívida e poética, o protagonista nos situa nos marcos da sangrenta batalha napoleônica que ocorreu em 18 de junho de 1815.  A região onde se desenrolou o confronto entre o duque de Wellington e suas tropas contra Jerônimo Bonaparte, irmão do temido Napoleão. Os soldados franceses tinham como certeza sua vitória, no entanto, foram necessários vários ataques aos portões e muros de Hougoumont até que conseguissem entrar na propriedade.

A batalha, que aconteceu num local pouco conhecido, tomou proporções jamais imaginadas, esse acontecimento foi decisivo para desfecho do confronto e rumo da história. O livro não se trata exclusivamente de um fato histórico, o livro também aborda sobre o destino dos coelhos existentes na propriedade naquele tempo, assim como o que aconteceu com eles depois. Em certos trechos da narrativa Willian menciona sua vó, uma coelha com muita bagagem para compartilhar. 

A sábia de Waterloo não apresenta nenhum narrador humano, ao mesmo tempo que é uma leitura séria, o livro também pode ser apreciado por leitores mais jovens.  A autora conduz a narrativa de forma brilhante, prendendo a atenção do leitor do início ao fim. Em sua totalidade, a obra é mais descritiva e possui poucos diálogos, a leitura é rápida e fluída. Um livro que deve ser lido por todos. Vale mencionar que a edição é lindíssima!

Sobre o autor
Viagens de Papel O blog Viagens de Papel foi criado em 22 de janeiro de 2013 com o intuito de promover diálogo sobre literatura, paixão que todos os autores do projeto têm em comum. Através de resenhas, lançamentos, listas, dicas e variadas matérias, queremos que você sinta-se em casa e aprecie o conteúdo nosso conteúdo! =)


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: