quarta-feira, 24 de junho de 2015

Avaliação: 3/5
Editora: Geração Editorial/Cortesia
Gênero: Romance
ISBN: 9788560302062
Publicação: 2006
Páginas: 296
Skoob

O nome de Aguinaldo Silva é normalmente ligado aos seus grandes sucessos como roteirista de telenovelas para a Rede Globo, como “Senhora do Destino”, “Fina Estampa”, “Roque Santeiro”, entre outras produções. Nunca havia lido nenhum livro seu, mas seu currículo na telinha já era motivo de grande curiosidade.

98 Tiros de Audiência é um romance policial que conta a história de Aurora Contanti, uma atriz de telenovelas de uma grande emissora, que foi assassinada em seu próprio apartamento. Aurora era uma atriz muito bonita, talentosa e uma das maiores estrelas da National Network, o canal de televisão no qual trabalhava.
Apesar de amada pelo público, Aurora era odiada por todos os que trabalhavam com ela. Atores, diretores, roteiristas… Seu único amigo era Haroldo Eustáquio, apelidado por ela de Haroldina Brunet. Os dois viviam juntos: a estrela das novelas sustentando seu empregado e ele, por sua vez, cuidava de todos os aspectos da vida da atriz. A morte de Aurora acontece logo no primeiro capítulo do livro e ao longo das páginas acompanhamos os passos da investigação.

Sou completamente apaixonada por romances policiais, mas confesso que não consegui me empolgar com este livro de jeito nenhum. O enredo em si tinha tudo para ser muito legal, porém o jeito que Aguinaldo Silva narra os acontecimentos ficou bem monótono. Pareceu-me que o autor quis levar não só o ambiente das telenovelas para o livro, mas como a própria linguagem delas. Achei os personagens um pouco exagerados e estereotipados demais. Algumas cenas sem tanta importância pareciam tomar mais espaço do que o necessário dentro da história.

O ponto positivo do livro é que a tal “National Network” é uma clara referência a Rede Globo e me deixou um pouco curiosa saber o que poderia ter sido retirado de fatos reais vividos por Aguinaldo Silva nos bastidores da emissora. Posso afirmar que essa curiosidade foi o que me impulsionou a terminar o livro no final das contas.
De modo geral, minha avaliação para 98 Tiros de Audiência é baixa. Não sei se fui eu quem criou expectativas demais em cima da trama, mas terminei o livro um pouco frustrada.
Sobre o autor
Viagens de Papel O blog Viagens de Papel foi criado em 22 de janeiro de 2013 com o intuito de promover diálogo sobre literatura, paixão que todos os autores do projeto têm em comum. Através de resenhas, lançamentos, listas, dicas e variadas matérias, queremos que você sinta-se em casa e aprecie o conteúdo nosso conteúdo! =)


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook