domingo, 15 de Fevereiro de 2015

Avaliação: 5/5
Editora: Novo Conceito, Cortesia
ISBN: 9788581635453
Gênero: Romance
Publicação: 2014
Páginas: 448
Skoob

Antes de ler Simplesmente acontece o livro já havia me chamado a atenção por três motivos. O primeiro é que a obra traz uma história de amor, e eu amo romances. O segundo, é que o livro é inteirinho contado a partir de cartas, e-mails, mensagens de texto e bilhetes, e eu adoro quando utilizam este formato, fica bastante dinâmico e divertido. O terceiro motivo é que a obra de Cecelia Ahern, escrita em 2004, foi relançada aqui no Brasil por conta de sua recente adaptação cinematográfica. Ainda não assisti ao filme, mas posso resumir o livro em apenas uma palavra: incrível.

Suas 448 páginas, divididas em cinco partes e 50 capítulos, contam a história de Rosie Dunne e Alex Stewart. Os dois se conheceram quando crianças e juntos construíram uma amizade capaz de ultrapassar as barreiras do tempo. Quando adolescentes, e mais unidos do que nunca, recebem a notícia de que iriam se separar, já que a família de Alex se mudaria de Dublin para os Estados Unidos. Agora, os dois devem lidar com o fato de estarem a milhares de quilômetros de distância e tentar continuar amigos, não importa o que aconteça.

Cerca de um ano depois, eles estão concluindo a vida escolar, preparados para ingressar na faculdade, e esperançosos de voltarem a viver na mesma cidade, já que Rosie cursaria hotelaria em Boston, enquanto Alex faria medicina em uma faculdade próxima. Entretanto, neste ponto, ainda no começo do livro, entra em cena um dos personagens mais importantes desta história: o acaso. No dia de seu baile de formatura, Rosie recebe a notícia de que Alex não estaria mais presente para acompanhá-la e, nesta noite, acontece algo que a impede de seguir seus sonhos e ir para a faculdade.

Por anos acompanhamos o desenrolar dessa amizade, que na maior parte do livro separa os protagonistas em dois países completamente distantes e diferentes. Enquanto Rosie, que aos 17 anos, com uma vida inteira de grandes realizações pela frente, vê seu mundo virar de cabeça para baixo e transformar tudo o que ela conhece, Alex está do outro lado tornando seus sonhos realidade e transformando-se em um grande médico. 

Um dos maiores pontos positivos na história de Cecelia Ahern é o fato dela ser tão real. É difícil não se encantar e se identificar com Rosie e Alex. O casal principal possui suas qualidades e defeitos e não vive em uma vida perfeita, onde tudo dá certo, de uma hora para outra. Aqui, os desencontros são constantes e enquanto você torce e acha que tudo se encaixará, algo acontece e adia ainda mais o tão esperado final feliz. Vivendo em momentos completamente diferentes, apenas algo é constante em suas vidas: a amizade e o apoio que um sempre dá ao outro. Apesar de ambos saberem que esse sentimento carrega algo a mais, algo que só vão encontrar em uma pessoa, aquela com quem acontece o tipo certo de “silêncio”, parece que nunca estarão na mesma frequência, no mesmo ritmo.

Depois de filhos, casamentos conturbados, sonhos acadêmicos e profissionais, discórdias, e empecilhos após empecilhos, a autora nos premia com o final mais do que esperado, mostrando que nunca é tarde para recomeçar e alcançar a tão sonhada felicidade. Às vezes, o momento não parece certo, mas se o sentimento é real, ele com certeza chegará. Durante a leitura, tudo na história me encantou. Além da narrativa epistolar fluir muito bem e ser deliciosa, a autora soube colocar perfeitamente no papel os sentimentos de angústia, frustração, tristeza, felicidade, entre tantos outros, que também são despertados nos leitores. Como tudo o que ficamos sabendo é a partir de cartas, muitos detalhes são perdidos, o que pode incomodar a alguns leitores. Para mim, tudo funcionou muito bem, já que algumas coisas ficam soltas para provocar a imaginação de quem está lendo. Se há um ponto negativo, acredito que seja o fato de o final deixar um gosto bem forte de quero mais. Assim que virei a última página, estava tão envolvida com os personagens, que queria saber tudo o que aconteceria dali para frente. Eles deixaram saudade.

Por fim, destaco a edição feita pela Editora Novo Conceito, que ficou bem bonita. Por dentro, as páginas são elaboradas e diferenciam os e-mails, bilhetes e cartas, tornando o projeto gráfico bonito e agradável. Se você, assim como eu, gosta de um bom romance, o livro está mais do que recomendado!

Sobre o autor
Camila Tebet
Camila Tebet

Camila Tebet, 24 anos (05/06) – Paraná
Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Entre os seus livros favoritos estão “Harry Potter” (é claro), “Na Natureza Selvagem”, “Orgulho e Preconceito” e “A Menina Que Roubava Livros”. Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.



Deixe uma resposta

  1. segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015.

    Oi, Camila.
    Você teve 3 motivos para se interessar em Simplesmente Acontece? Eu tive apenas 1 (HAHAHA): a adaptação. Não conheço ainda o trabalho da autora Cecelia Ahern, mas, quando lançaram o trailer do filme, eu me interessei pela história, pelos personagens, e resolvi então esperar pela publicação do livro. Porém, até o momento, ainda não tive a chance de lê-lo (já o tenho na estante) e o filme estreia já no mês que vem </3
    Vou tentar apressar as coisas por aqui. Todo mundo falando tão bem desse livro. Espero curtir também.
    P.S. Prefiro a nova edição.

    Beijo,
    João Victor – Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

  2. segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015.

    Mesmo eu não gostando de romances essa história me atrai muito, pois já vi o trailer do filme e adorei a escolha dos atores. Não sei se chegarei a ler o livro, mas verei o filme com certeza,
    Parabéns pela resenha, você me alertou sobre várias coisas que eu não sabia, como o fato de o livro se organizar por cartas, emails, etc.

    Leitores Forever

  3. segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015.

    Oi tudo bem? Gostei muito da história, não vou ter tempo pra ler o livro mas vou procurar ver o filme. <3 http://vihpaula.blogspot.com.br/

  4. segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015.

    Confesso que não me interessei pelo livro e muito menos pelo filme. Não conheço a escrita da autora, mas ouço maravilhas dela. Pode ser que eu venha mudar de opinião, mas hoje não
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

  5. segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015.

    Oi Camila.
    Nossa, o livro recebeu avaliação máxima! Não contava com um enredo tão envolvente assim, nunca li nada da Cecelia e o que me desanima de fazer a leitura é que raramente me dou bem com narrativas repletas de emails e cartas.
    O livro tem mesmo uma diagramação bem bacana, só não gostei muito da fonte utilizada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

  6. segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015.

    Oi Camila, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, uma amiga minha já me indicou ele, e tem também a adaptação do filme que eu quero muito assistir por causa dos atores, mas primeiro eu quero ler o livro e a sua resenha me animou bastante a ler o livro. Espero que eu goste haha.
    Beijos
    http://www.under-the-stair.com/

  7. segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015.

    Oi Camila!
    Não foi um livro que me despertou interesse porque romance não é um gênero que curto ler (inclusive já tive uma experiência com a autora e não foi positiva provavelmente por isso).
    Mas gosto da ideia de uma história contada através de cartas e emails e já vi outros leitores elogiando como a história do casal soa real. Isso é um ponto muito positivo, como você ressaltou.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

  8. terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015.

    Olá, Camila!
    Sou fã da Cecelia Ahern e quero muito ler Simplesmente Acontece.
    A história parece ser bonita e bem interessante.
    Ganhei o livro em um sorteio e estou aguardando chegar.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

  9. terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015.

    Oie, Camila.
    Já ouvi falar desse livro e li uma coisa ou outra, mas sabe que não me senti muito atraída?
    E olha que esse gênero é o que mais costumo ler..

  10. terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015.

    Camila! UAL QUE RESENHA!!!! Meu Deus fiquei com uma vontade de ler esse livro A-G-O-R-A o/ o/
    Eu sou apaixonada pela Cecelia,ela sabe mexer com os leitores e a cada obra ela nos concede uma lição de vida.
    Eu fiquei louca quando soube que Simplesmente Acontece teria uma adaptação cinematográfica,mas ainda não encontrei um espaço para acrescentar essa obra na minha listinha de leituras hehehe
    Enfim,adorei a sua resenha,ficou muito bem estruturada, PARABÉNS RESENHISTA!
    Beijos Pão de Queijo!

  11. terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015.

    Oii, tudo bem?
    Eu me sinto meio culpada por não ter visto falar do livro antes da noticia do filme rsrs, mas eu vou admitir que o trailer do livro me chamou mais atenção do que o livro, eu não sou muito fã de livros de romance, mas até levo os filmes numa boa. Se por um acaso eu gostar muito do filme eu com certeza vou procurar o livro.

    http://www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

  12. terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015.

    Ainda não li este livro, mas fiquei com vontade de ler, é muito bom quando um autor consegue deixar a obra quase real.

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

  13. terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015.

    Oii, tudo bem?
    Eu me interessei pelo livro por causa da adaptação, quando vi o trailer fiquei louca, mas inda não li o livro…
    Preciso ler logo!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

  14. quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015.

    Oii.
    Quero muito ler este livro pois adorei o filme. Sua resenha ficou muito boa despertou ainda mais o meu desejo de lê-lo pois eu adoro romances.
    Um beijo, já estou seguindo o blog!!

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

  15. quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015.

    Oi Camila.
    Adorei a resenha. Estou louca para ler esse livro, ainda mais por ser da Cecelia Ahern, pois eu amo P.S. Eu te Amo. Alem do mais a história parece ser ótima e o filme veio para dar mais divulgação ainda. Esta na minha lista de livros desejados e filmes para assistir com certeza.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

  16. quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2015.

    Esse livro realmente parece ser muito bonito e cativante. Bom saber que ele realmente é bem real, porque essa era a impressão que eu tinha. Ando bem atrasada nas leituras, então não sei se consigo assistir antes de ver o filme, espero que sim, porque se eu assistir primeiro, não leio depois, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

  17. sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015.

    Oie, tudo bom?
    Não li nenhuma resenha negativa desse livro e estou louca para conhecer a história. Começando pela narrativa ser escrita por meio de cartas e e-mails, algo que adoro nos livros. Outra coisa que chama minha atenção é a veracidade da histórias, pois desencontros sempre acontecem na vida real. Eu acho que vou comprar o livro com a capa do filme.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

  18. sábado, 21 de Fevereiro de 2015.

    Oi tudo bem?

    Você teve 3 motivos para se interessar pelo livro e eu tive apenas 1 para não querer ler, o livro trata de um romance bem clichê para mim.
    O casa de amigos que se gostam mas não assumem e acabam tendo uma vida frustrada até que finalmente resolvem ficar juntos.
    Simplesmente como Não Acontece rsrsrsrs não gosto de livros assim.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

  19. sábado, 21 de Fevereiro de 2015.

    Ola tudo bom?
    Não tinha lido nenhuma resenha deste livro ainda e a sua me encantou bastante.
    Estou loooouca pra ver este filme no cinema. Espero que seja fiel ao livro para leitores do mesmo não se decepcionarem .
    Beijos

    http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: