segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Avaliação: 3/5 Editora: Novo Conceito, Cortesia ISBN: 9788581635637 Gênero: Romance Publicação: 2014 Páginas: 336 Skoob

Você trocaria o seu amigo pelo amor da sua vida?

A namorada do meu amigo, escrito pela brasileira Graciela Mayrink, foi publicado pelo selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito, que traz apenas títulos nacionais. A obra, que se passa em Rio das Pitangas, traz a história do jovem Cadu, de 20 anos. Ele, que desde pequeno mora na mesma cidade, conta com amigos inseparáveis: o Beto e o Caveira. Juntos, eles formam “Os Três Mosqueteiros”. Sempre foi assim e sempre será. Só que, quando crianças, eram ameaçados por aquela que queria ser a quarta mosqueteira, D’Artagnan, a Juju, alguns anos mais nova. Na época, os garotos viviam fugindo dela, principalmente Cadu, que ainda por cima tinha que ouvir da menina que eles um dia iriam se casar. Um dia, eles recebem uma grande e feliz notícia: ela iria se mudar para o sul do país.

Alguns anos mais tarde, após passar as férias com a mãe em Florianópolis e retornar para Rio das Pitangas, onde mora com o pai, Cadu fica sabendo de algo inesperado. Juju, ou melhor, Juliana, agora com 17 anos, retornou para a cidade onde nasceu e estava namorando seu grande amigo Beto. Como isso havia acontecido ele não imaginava, já que a garota era extremamente insuportável. Nada ansioso para revê-la, ele sabia que o reencontro seria inevitável. Quando por fim encontra com o amigo e a namorada, ele percebe que suas impressões estavam bastante erradas. Ela estava maravilhosa e o que não podia acontecer, acontece. Ele se apaixona pela namorada do amigo.

Alguns dias após lutar contra o sentimento, ele sabe que nada está dando resultado. Além disso, à medida em que conversa com Juliana, descobre nela uma garota meiga, encantadora. Agora, ele tem que lidar com o conflito de proteger sua amizade de anos ou correr atrás do amor de sua vida. Para piorar, ele quebra um pacto antigo que havia feito com o amigo e se envolve com a irmã mais nova dele, Alice. Mais uma vez encontra um desafio, só que esquecer Juliana e se apaixonar por Alice, uma garota linda, com corpo escultural, muito amiga e apaixonada por ele, não é tão fácil quanto parece.

O livro, de 336 páginas, possui uma escrita muito envolvente e fluída. A leitura é rápida e o desfecho não desaponta, porém a obra não é muito cativante. Nenhum dos personagens convence e a história é mais do mesmo, com muitos clichês e poucas surpresas. Entretanto, acredito que a autora retratou bem a angústia de se apaixonar pela namorada de um grande amigo. Inclusive, este é um ponto muito positivo na história. Ela deu bastante destaque e valor à amizade, por vezes deixando de lado o romance. Infelizmente, faltou algo no casal de protagonistas. A ponto de eu desejar que a história desse uma reviravolta e o final fosse diferente do que o esperado. Os personagens secundários roubam a cena e conquistam mais o leitor.

Apesar de suas falhas, A namorada do meu amigo não é um livro ruim. É um bom passatempo para quem deseja conhecer uma história mais leve, um romance sem muita profundidade. Se é essa a sua intenção, está mais do que recomendado. Se você procura algo mais denso no momento, melhor construído, aconselho que procure outro título. Ainda assim, vale a pena prestar atenção nesta escritora, pois acredito que sua escrita envolvente ainda traga muitas surpresas boas.

Sobre o autor
Camila Tebet
Camila Tebet Camila Tebet, 24 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015.

    Oi, Camilaa!
    Assim como você não gosto muito quando o enredo é bem chichê e de poucas supresas, mas fiquei muito feliz com o desenrolar da história, apresentando o verdadeiro valor da amizade. Este é um assunto que me agrada bastante.

    Beijos

    http://www.tempodeopinar.com.br

  2. segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015.

    Olá Camila! Flor estou fugindo de enredos clichês. Não sei leria esse livro, me parece ter uma temática muito previsivel. Tenho uma filha de 13 anos, e vou apresentar o livro a ela, se ela gostar quem sabe ela lê, e nos conta o que ela achou. bjs
    Eykler]www.amorascompimenta.com

  3. segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015.

    Oi Camila! Eu sempre fico curiosa quando vejo esses autores nacionais lançando livros contemporâneos, porque é algo novo no mercado, mas esse título e essa capa não me instigaram em nada. Eles já me passam um sentimento de trapaça com o amigo que aparentemente vai ser traído, sabe? Não gosto da sensação e desse tipo de temática, rs. Mas sua resenha está ótima e sincera em relação ao livro, realmente não parece ser nada muito profundo.

    Beijos! Lis
    umareescrita.com.br

  4. segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015.

    QUE LAYOUT LINDO! <3
    Meuuuuuuuuu deus do ceu!
    E essa capa de livro? Muito linda meu deus, fora que é autor nacional com livro contemporaneo.. tudo para dar certo, quero muito ler agora!
    Beijao
    Gio – Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

  5. segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015.

    ja tinha ouvido falar do livro mas não sabia que era de uma brasileira, e como estou num movimento de apoio a literatura nacional com certeza vou ler.

    BEIJOSsss…

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

  6. segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015.

    Chamo esses livros estilo sessão da tarde rsrs.
    Não sabia que o livro era brasileiro, mas esses dias li uma resenha que tinha um spoiler enorme no final, decidi pular ele. Mas ele continua na lista adoro romances que são clichês 😉

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

  7. terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.

    Oi Camila!
    Bem clichezinho esse livro ne? Quer dizer, meio triangulo amoroso entre dois amigos e uma garota? Não vou dizer que seria uma aposta minha de primeira. Parece ser uma trama engraçada e leve, bem ao estilo chick lit, e até me agrada, mas sei la, achei tão menos chamativo. Talvez eu leia, mas não agora.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

  8. terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.

    Oie, tudo bem ?
    Nao conhecia esse livro, que bom que a literatuta brasileira esta se destacando. A historia parece bacana, um romance interessante eu diria , um kivro bem teen… coitado do Cadu heim rs fiquei curiosa pra saber o que ele decide fazer . Mas nao e bem o livro que eu leria agora, mas muito bom ler sua resenha e ter uma noçao ampliada do livro.
    Bjos

    http://www.somandoconhecimento.com

  9. terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.

    Oi, Camila. Tudo bem?
    Não tive ainda contato com o trabalho da autora Graciela Mayrink, mas esse livro aí, A namorada do meu amigo, parece ser ideal quando se está precisado de algo para ler durante aquela tarde preguiçosa de domingo. Como você disse, não é nada de mais. Um romance leve, rápido e descompromissado. Quando estiver precisando de uma leitura assim, com certeza me lembrarei da sua indicação 🙂

    Beijo,
    João Victor – Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

  10. terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.

    Oi, flor!
    Gostei da sua opinião… Infelizmente, quando esperamos muito de um livro, podemos nos decepcionar. Mas parece que não foi o caso. Senti que você fez uma leitura despretensiosa e conseguiu curti-la justamente por isso. Embora o livro não tenha grandes surpresas, me pareceu uma ótima leitura para um fim de semana preguiçoso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

  11. terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.

    Oiee ^^
    Esse foi o primeiro livro da autora que eu li, e até gostei, mas achei que algumas coisas foram um pouco forçadas, principalmente o final. Também senti que a história fugiu um pouco do tema, mas o livro é bom.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  12. terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.

    Oii, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro da autora, eu até tenho vontade mas acho que não começaria por esse livro, pois o tema não me conquistou, eu estou fugindo um pouco dos clichês no momento.

    http://www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

  13. terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.

    Oi Camila tudo bom?
    Achei muito interessante o livro, pois quando eu era pequena eu tb tinha muitos amigos, eu preferia ficar no meio dos meninos, pelo menos tentava, e fiquei muito tempo ser ver alguns deles, e vi recentemente um, nossa fiquei apaixonada, mas nao sei se vai rolar… é um pouco diferente da historia do livro, mas me despertou a curiosidade de ler hehe
    Beijos
    CarolMello.com

  14. quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015.

    Olá!
    Estou com esse livro na estante e pretendo lê-lo em breve. Já li várias resenhas, tanto positivas quanto negativas, e quero ler para poder tirar minhas próprias conclusões. Já li Até Eu te Encontrar, também da Graciela, e gostei bastante. Espero gostar desse também!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

  15. quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015.

    Oie Flor!

    Olha esse tema esta meio passado para mim.
    Claro que ainda os leio, mas no momento eu não pegaria, pois estou extremamente chata.
    Espero surpresa dos livros e pensei que este teria – risos

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

  16. quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015.

    Cami! O título do livro me lembrou de um filme que assisti, anotei a dica pq gosto muito de histórias mais leves assim para intercalar com os mais pesados que leio! Beijos

  17. sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015.

    Olá!
    Tenho esse livro, mas nunca me animei a ler. Já li um livro da mesma autora e achei meio bobinho. Por isso essa, vou passar.
    Beijos, Kamila

    http://www.vicio-de-leitura.com

  18. sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015.

    Oie, tudo bom?
    Esse livro parece ter uma história descontraída e leve. Fico imaginando como esse personagem deve ter sofrido por sentir isso pela namorada do amigo. É uma pena que os personagens não sejam tão cativantes e envolventes.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

  19. sábado, 14 de fevereiro de 2015.

    Oi flor,tudo bem?
    Apesar de tu ter mostrado os pontos positivos e negativos da história, os negativos se destacaram mais para mim. Tenho problema com personagens que não me convencem, por mais que a história possa ser legal, os personagens são meu ponto fraco hahaha

    bjs

  20. segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015.

    Oi Camila, tudo bem???

    Eu acho a capa do livro parecida com capas de filmes e sinceramente falando pelo enredo proposto em sua resenha daria um belo filme… é sempre muito dificil eu ler um livro e não me cativar com os protagonistas, porém sempre tem a primeira vez para tudo certo?? Mas ainda assim fiquei curiosa pela leitura orque adoro romances clichês… Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

  21. quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015.

    vixe, eu ganhei esse livro de cortesia também, mas dei para minha antiga parceira do blog resenhar, não gostei muito da premissa, e após sua resenha comprovo que não iria gostar do livro.
    http://www.muchdreamer.blogspot.com.br

  22. sábado, 21 de fevereiro de 2015.

    Oi oi!
    Confesso que não leria esse livro. Não curto romance, e depois de saber que não tem nada aprofundado piora a situação. Eu gosto de livros que nos fazem mergulhar na história e esse pelo visto é só para distrair….
    Apesar de tudo eu gosto tanto da capa hahahahahaa
    Beijossss!

Comentários no Facebook