terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Avaliação: 5/5 Editora: DarkSide Books ISBN: 9788566636154 Gênero: Terror, Suspense Publicação: 201 Páginas: 240 Skoob

Sabe quando você gosta tanto de um livro e tem receio de falar dele, por medo de não conseguir passar tudo aquilo que sente? É exatamente assim que me sinto neste exato momento, com essa edição maravilhosa de Psicose em minhas mãos, sem saber ao certo como falar para vocês tudo o que eu gostaria. Sem mais delongas, vamos conversar sobre o livro, esta obra incrível de Robert Bloch.

A vida poderia ter sido melhor para Mary, ela poderia ter traçado outros caminhos, ter vivido outra história, mas a ganância e o desespero acabaram por levar a jovem e bela garota a um destino triste e sombrio. Mary trabalha em uma imobiliária e mora com sua irmã caçula Lila. Seu maior desejo é poder se casar com o namorado Sam, mas as dívidas impedem o rapaz de levar Mary ao altar, o que a deixa muito triste.

A chance de ouro (ou não) surge quando um grande negócio é fechado na imobiliária e o chefe de Mary pede que a garota deposite no banco uma enorme quantia adquirida na transação de um imóvel. Com todo esse dinheiro vivo em mãos, ela acaba por ceder à tentação e resolve fugir com o dinheiro, planejando pagar as dívidas do namorado e finalmente se casar com ele. Assim, ela parte para a cidade onde Sam mora, para finalmente ter a vida que sempre quis. No meio do caminho, ela se perde, e já sendo tarde e chovendo, ela resolve se hospedar em um motel beira de estrada, o Bates Motel.

Tanto o motel, quanto o seu dono, já podem causar um certo receio. Norman Bates é o proprietário do local, um quarentão um tanto quanto esquisito, que nutre uma relação doentia com sua mãe Norma Bates. Os dois vivem em uma casa atrás do motel, um local que parece perdido no tempo, como se ali os anos nunca tivessem passado. Mary logo nota que há algo de estranho em Norman, ele aparenta nunca ter tido contato com mulheres, parece ser uma pessoa pura de uma maneira um pouco perturbadora.

Norman realmente não é um homem típico, suas ações são todas baseadas no que sua mãe acha no que ela pensa, como ela gostaria que ele agisse. Isso o torna quase um escravo dos preceitos de sua mãe, o que o leva a esconder seus desejos e suas vontades. Mas, a partir do momento em que Mary se hospeda, Norman sente-se desconfortável, como se a presença daquela mulher fosse abominada por sua mãe, e como se ele tivesse que fazer algo a respeito, pois ela está desfazendo o equilíbrio, causando torturas em sua mente.

O que acontece a seguir na história pode ser considerado um grande spoiler, por isso infelizmente não posso falar muito, pois não quero estragar a surpresa. O que posso adiantar é que o que acontece vai causar muita dor de cabeça em Norman e desencadear um lado dele que permanecia oculto por debaixo da imagem de homem acima de qualquer suspeita.

Após o fato ocorrido, a história se desenvolve de uma maneira totalmente viciante, os personagens são tão bons e tão convincentes em suas ações, que em alguns momentos acabamos por torcer pelo “vilão”, o que é um pouco estranho, admito.

Norman e Norma são as estrelas do livro, são os personagens mais complexos e mais bem construídos que eu já vi, a relação é toda estranha, o que causa ainda mais ansiedade na leitura, pois chega um momento em que temos certeza sobre um fato, mas dá receio de acreditar nisso e falar em voz alta, de tão perturbador que é.

Psicose é uma leitura incrível e viciante, não chega a ser um terror de fato, está mais para um suspense com uma pegada de terror psicológico. Li o livro em três horas, e fiquei em estado de choque com o final da leitura. A história me surpreendeu demais, o desfecho é digno de palmas.

A edição de Psicose está linda. A DarkSide Books, como sempre, superou minhas expectativas. O livro está lindo demais e o que mais gostei foi que no meio do livro tem a fotografia de uma das cenas mais marcantes do filme (aquela do banheiro, pra quem já viu). Falando no filme, recomendo que vocês assistam depois da leitura do livro, para quem não sabe também tem o seriado Bates Motel, onde o jovem Norman já nos mostra traços do homem que irá se tornar.

Para encerrar, Psicose é uma excelente leitura (cinco estrelas), por ser essa maravilha toda! Fica a dica para vocês, tenho certeza que vão gostar muito!

“Ela é uma velha e não anda boa do juízo. Se continuar a ouvi-la, vai ficar do mesmo jeito. Diga a ela que volte para o quarto e se deite. É lá que é o lugar dela. É melhor que ela vá depressa, se não, dessa vez, você vai estrangulá-la com o seu próprio cordão de prata…”

“Todo o pânico, o medo, o horror, a náusea e a repulsa tinham dado lugar a essa resolução prioritária. O que acontecera era trágico, trágico demais para palavras, mas nunca aconteceria de novo. Sentia-se um novo homem, o homem que era.”


 

Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe uma resposta

  1. quarta-feira, 17 de dezembro de 2014.

    Hey,

    Eu vou falar pra você que eu morro de medo de filme de terror e nunca assisti a Psicose. Eu entendo quando você fala que leu um livro muito bom e tem medo da resenha, acontece bastante comigo.
    Eu amo a diagramação da Dark Side e adoraria comprar todos os livros dela. Quem sabe mais pra frente né?
    Não irei assistir ao filme antes de ao menos tentar ler. o//

    Paradise Books BR

    Beijos.

  2. quinta-feira, 18 de dezembro de 2014.

    Oi Paula! Eu sou extremamente medrosa e li ele de madrugada, não fiquei com medo mas sim chocada kkk tenta ler, é incrível!

    Bjos

  3. sexta-feira, 2 de janeiro de 2015.

    Adoro Psicose. O filme é incrível e o livro deve ser perfeito, ainda mais se tratando da editora Darkside. Tenho Os Goonies e A Noite dos Mortos Vivos e posso dizer que valeram cada centavo!! Espero poder adicionar Psicose na minha coleção esse ano!!

    Beijos!!

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: