segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Elas dominam as páginas da literatura e, com sua personalidade, encantam, cativam, divertem, e trazem uma série de questionamentos para o leitor. Algumas também são capazes de despedaçar o nosso coração e deixar marcas para o resto da vida. Hoje trago para vocês as cinco personagens femininas que mais admiro e mais me marcaram em minha trajetória como leitora:


1. Hermione Granger

“É Vingardium Leviosa e não Leviosá!”. Uma lista com personagens femininas marcantes não é válida se não mencionar Hermione Granger. Por sete livros e oito filmes, a bruxa de Harry Potter se tornou reconhecida e adorada pelos fãs por ter um jeitinho bem singular. Quem nunca se identificou com ela?! Um pouquinho mandona, Hermione ensinou a milhões de crianças (inclusive a mim), diversos valores éticos. Mostrou que inteligência é, sim, importante, mas que não é tudo. É preciso valorizar seus amigos e família e apoiá-los nos momentos difíceis, ser leal a eles. Além disso, lutou pelo direito dos oprimidos com todas as garras. O F.A.L.E – Fundo de Apoio à Liberação dos Elfos-Domésticos, começou pequenininho e logo ganhou força (Dobby agradece). Pelo visto, a personagem influenciou também a sua intérprete Emma Watson, que também luta pela igualdade.







2. Becky Bloom


Quem adora chick-lits, assim como eu, sabe bem de quem eu estou falando. Se não sabe, procure saber mais sobre esta personagem, porque ela é sensacional! Dona de um consumismo que ultrapassa limites, a britânica Becky Bloom entra em qualquer confusão para conseguir a bolsa ou o sapato perfeito. Pode ser também uma linda echarpe verde, que, com certeza, tornaria Becky uma pessoa muito melhor. Essa mulher é muito engraçada e em qualquer livro que estiver vai arrancar muitas, muitas risadas. Apesar de aparentar ser fútil e só se preocupar com coisas supérfluas e desnecessárias, Becky é dona de um imenso coração e caráter, e, mesmo sendo um pouco atrapalhada, não mede esforços para ver quem ama feliz e longe de problemas.




3. Elizabeth Bennet


Completamente diferente dos padrões da época, na qual as moças faziam de tudo para arranjar um bom casamento, pensava Elizabeth Bennet. Considerada a filha mais inteligente dos Bennets, Elizabeth traz, em “Orgulho e Preconceito”, uma série de críticas à sociedade da época. Ela valorizava o conhecimento, possuía uma forte opinião própria, preferia livros a vestidos pomposos, e desejava se casar por amor, e não por conveniência. Elizabeth é uma personagem muito forte, e isso é evidenciado na obra de Jane Austen pelos ótimos diálogos protagonizados por ela, que é capaz de deixar o outro sem resposta. Além disso, enxerga além das possibilidades, defende a diversas causas e faz de tudo para ver seus entes queridos felizes.




4. Katniss Everdeen


Assim como Elizabeth, Katniss é uma personagem que possui uma personalidade forte, do mesmo modo como são as suas convicções. Além de valorizar a família, Katniss marca pelo fato de evitar o conformismo e buscar libertar o povo de Panem da tirania, opressão e coerção do governo. Mesmo após ter a sua vida e a vida de sua família ameaçadas, ela age com altruísmo e coragem e luta pelo bem de seu povo, tornando-se o símbolo da liberdade e esperança.



5. Hanna Berg


Acredito que pouca gente conheça ou tenha lido este livro. Hanna Berg é a protagonista de “O Leitor”, também adaptado para o cinema. O livro se tornou um dos meus favoritos, assim como a produção cinematográfica, e Hanna é uma das personagens femininas que mais me marcaram. Mais fechada, introspectiva, ela vive sua rotina sem grandes surpresas, já que é sozinha e não se aproxima de ninguém. Para não falar que ninguém faz parte de sua vida, Hanna mantém um caso com o adolescente Michael, 20 anos mais novo. Os encontros entre os amantes são marcados por algo além da sensualidade: a literatura. Michael sempre lia para Hanna e isso tornou-se um hábito entre os dois. Misteriosa, Hanna fecha-se em uma máscara, que esconde uma vida sofrida e melancólica.


Menção Honrosa


Escolher cinco personagens foi uma tarefa difícil. A princípio, achei que iria ser fácil, já que não é sempre que temos a felicidade de conhecer personagens tão singulares e especiais. Entretanto, ao repassar os livros que li, percebi que muitas das personagens me ensinaram coisas diferentes, geraram questionamentos e marcaram minha vida de alguma maneira. Portanto, selecionei algumas, mas seria impossível falar sobre todas, já que cada uma possui sua importância. Entretanto, a seguir falo de alguém que também merece um espacinho neste post:



Hazel Grace


“A culpa é das estrelas” passa longe de ser o meu livro favorito, e nem o considero uma obra prima. Porém, tenho que reconhecer que o autor criou uma personagem principal incrível para o livro. Hazel Grace, apesar dos infortúnios que cercam sua vida, está conformada pelos rumos que irá tomar e não deixa isso consumir a sua existência. Com isso, é irônica e traz umas tiradas sensacionais, que fazem o leitor refletir bastante acerca de diversos assuntos. O sarcasmo da personagem é um ponto muito forte da história, assim como a sua própria bravura ao enfrentar a situação. 

E aí, o que acharam das minhas indicações?! Quero saber também a opinião de vocês, se vocês acharam uma boa e justa seleção, ou se colocariam ou tirariam alguém. Deixem aqui nos comentários e até a próxima 🙂

Sobre o autor
Camila Tebet Camila Tebet, 22 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Lê de tudo um pouco, mas os gêneros de que mais gosta são os romances românticos e chick-lit. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

  1. segunda-feira, 24 de novembro de 2014.

    Esse post é ótimo. Já assisti "O leitor". A Hanna é muito fechada… É, ela me marcou também, só que de uma forma diferente…
    A Becky é uma graça mesmo!
    eueminhacultura.blogspot.com.br

  2. segunda-feira, 24 de novembro de 2014.

    Oi Camila 🙂
    Adorei o post! Realmente, essas são algumas das personagens que mais me marcaram também. Acho que qualquer fã de Harry Potter (como eu) ama a Hermione, as vezes até mais que o Harry, rs!
    Só assisti ao filme da Becky Bloom, e olha, sou apaixonada por ela, fora que os comentários sobre os livros são super positivos, a Becky me arrancou vários sorrisos 🙂
    Ah, quem não gosta da Katniss? Essa sim é uma personagem feminina bem marcante e forte, realmente, ela merece o prêmio de primeiro lugar desse post.. Também adoro a Hazel, acho que apesar de tudo que ela passou ela é feliz, e isso é bom !!
    Bjs :*

  3. segunda-feira, 24 de novembro de 2014.

    Olá Camila,
    Adorei suas indicações! Das que você citou nessa lista, as minhas preferidas são Hermione e Hazel (menção honrosa digna). Como esquecer a frase “É Vingardium Leviosa e não Leviosá!”? Não tem como! E "A culpa é das estrelas" também não entraria na lista de meus favoritos, mas a Hazel é magnífica e dei muitas risadas com ela.
    Fiquei com vontade de conhecer Becky Bloom, eu não sou consumista igual ela, mas adoraria ler sobre as confusões e trapalhadas dessa personagem 😀
    Beijos

  4. segunda-feira, 24 de novembro de 2014.

    Hey, Camila.

    Escolher personagens favoritos não é fácil. Esses dias eu vi alguém perguntando pra outra pessoa qual era o livro da vida dela. Eu fiquei pensando, qual é o meu? Mas creio que ainda não o li. Só tenho a música da minha vida. <3
    De personagens femininos um que me marcou muito foi a Suzanna de A mediadora, ela é a minha preferida. Gosto muito da Hermione e da Katniss. Fiquei bem curiosa com a Hana Berg. Não sei se a Hazel ficaria entre as minhas favoritas, mas eu amo a frase dela: Eu leria até a lista de compras dele.
    Gosto muito da Rose de VA, ela é super determinada e luta pelo que acredita. Não posso esquecer a Ámerica da Seleção. São tantas. Mas adorei seu post.

    Paradise Books BR

    Beijos.

  5. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Oi, Camila!
    É muito difícil falar de personagens femininas, pois isso sempre depende de opinião. Das personagens que você citou eu gosto da Katniss e Elizabeth. Até me simpatizo com a Hermione, mas eu nunca li Harry Potter então o pouco que sei foram pelos filmes que eu vi (não vi todos).

    Confesso que não me simpatizo nada com a Hazel, mas analisando o que você disse não posso deixar de discordar que ela seja uma personagem marcante e que mereça a menção.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

  6. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Oi, Karina! Obrigada pelo comentário 🙂 A Becky é muito divertida, preciso terminar de ler a série logo, já estou com saudades dela haha Beijos!

  7. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Obrigada pelo comentário, Vitória 🙂 Hermione não podia faltar, né? É uma diva haha Eu estou lendo a série da Becky Bloom. Acho que estou indo para o quinto livro, se não me engano. Eu adoro, ela é muito divertida! Aliás, gosto muito dos livros da Sophie Kinsella. Que bom que gostou das minhas indicações 🙂 Beijos!

  8. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Oi, Vanessa! Obrigada, que bom que gostou 😀 Olha, escrevendo esse post e lendo os comentários me deu vontade de ler Harry Potter de novo. Quem sabe vira mais uma meta para 2015 rs Os livros da Sophie Kinsella são muito divertidos mesmo, vale a pena! É impossível não rir com a Becky haha Beijos!

  9. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Não é nada fácil, Paula… quando a gente para pra pensar é que percebe a dificuldade que é! Também, são tantas histórias, que marcam nossas vidas de tantas maneiras… Escolher as personagens para esse post foi bem assim. Obrigada pelo comentário, que bom que gostou do post 🙂 Não coloquei a Rose, mas é bem verdade o que você disse. Ela é super determinada, além de ser uma amiga muito leal. Ainda não li as séries "A Mediadora" e "A Seleção", mas tenho bastante vontade. Vou lembrar do que você disse quando for ler 🙂 Beijos!

  10. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Oi, Silviane 🙂 Realmente, essas foram as minhas escolhidas, a lista é diferente para outras pessoas. Fiquei feliz que o post me rendeu outras indicações de personagens marcantes, já estou curiosa para ler sobre as outras personagens haha Se você simpatizou com a Hermione com os filmes, acredito que iria gostar bem mais se lesse os livros. Ela é incrível 🙂 Beijos, obrigada pelo comentário!

  11. sábado, 29 de novembro de 2014.

    Fico imaginando o quão difícil foi escolhê-las. Na verdade, são tantas personagens que me marcaram que não sei se conseguiria escolher só 5 rs Mas com certeza Katniss, Hazel e Elizabeth Bennet estariam no meu pódio rs Colocaria a Tris também, por tudo que ela teve que enfrentar…

  12. domingo, 30 de novembro de 2014.

    Não coloquei a Tris porque ainda não li a trilogia Divergente rs Mas assisti o filme e amei a história! Com certeza lerei em breve, espero gostar tanto quanto curti a adaptação o

  13. terça-feira, 2 de dezembro de 2014.

    Bacana o post, das que vc citou tbm sem pensar duas vezes citaria Hermione Granger, Katniss eu tbm citaria e outra que vc nao citou que eu com certeza citaria é Tris Prior, vi aqui vc comentando que nao colocou a Tris pq ainda nao leu, acredito que depois que ler a trilogia toda ela vai entrar pra sua lista tbm…rsrs
    As outras que vc citou eu nao conheço, quer dizer Hazel eu conheço, e a menção honrosa mais que merecida.

  14. quarta-feira, 3 de dezembro de 2014.

    Camila, querida, adorei a ideia desse post. Difícil elencar só cinco grandes protagonistas, não é? Ou personagens tão fortes que roubam a cena e fazem as vezes de protagonista.
    Das citadas só conheço Elizabeth. As outras só de ouvir falar, pois nunca li. DO livro O leitor posso dizer que vc escolheu muito bem Hanna, que só conheci pela adaptação no cinema e Kate Winslet representou muitíssimo bem. Ela é uma personagem surpreenente!
    Adorei ver Hazel ali, ela é uma queridinha mesmo!
    Beijo!

    Obrigada por sua presença e comentário fofo na minha resenha.
    Ler para Divertir

  15. domingo, 7 de dezembro de 2014.

    Oi, Douglas. Que bom que gostou do post! Olha, agora estou ainda mais curiosa para ler Divergente rs Só tenho o primeiro livro aqui em casa (da minha irmã rs), mas assim que tiver os outros começo a ler. Beijos!

  16. domingo, 7 de dezembro de 2014.

    Oi, Manu! Fico feliz que tenha gostado do post 🙂 É difícil mesmo, acho que cada uma deixa suas marcas, não é mesmo?! A adaptação de "O Leitor" para o cinema é incrível mesmo. Kate Winslet está sensacional no papel. Se você gostou do filme, recomendo o livro também 🙂 Se bem que, pelo que me lembro, está bem fiel à história. Beijos!

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: