quinta-feira, 20 de novembro de 2014


O ano está acabando e apesar de eu ter conseguido ler bastante coisa, percebi que poucos desses livros foram clássicos. Notei que geralmente clássicos me marcam bastante, pela sua atemporalidade, escrita sublime e temas que trazem diversos questionamentos. Quase sempre, esse tipo de literatura me deixa pensando sobre a obra por dias e faz com que eu termine a leitura admirada. Pensando nisso, e unindo a vontade de ler mais clássicos em 2015, eu criei este projeto.


Este ano termino a faculdade, então acho que também terei mais tempo para me dedicar às obras. Estabeleci 12 títulos para ler ano que vem, muitos dos quais já tenho em casa. Como alguns são mais extensos do que outros, não estabeleci tempo para a leitura de cada livro. Irei lendo conforme a minha vontade, sem correr contra o tempo. Conforme eu for terminando a leitura, postarei resenha aqui no blog. Os mais extensos pensei em realizar diários de leitura, a cada 100 ou 200 páginas. Ainda não estou tão certa quanto a isso, por isso gostaria de ouvir a opinião de vocês também.

1. Os Miseráveis
2. Dom Casmurro
3. Nada de Novo no Front
4. David Copperfield
5. O Mágico de Oz
6. O Diário de Anne Frank
7. A Abadia de Northanger
8. Persuasão
9. A Sangue Frio
10. Cartas a um Jovem Poeta
11. Mrs. Dalloway
12. Capitães da Areia

Bônus: Por que ler os clássicos – Ítalo Calvino


A maioria dos títulos que escolhi estavam na minha lista de “Quero ler” há muito tempo. “Dom Casmurro”, por exemplo, tenho na estante desde o ensino médio, quando eu deveria ter lido para um trabalho. Tentei ler na época, mas acho que não era o momento certo. Mais madura, espero desfrutar da leitura agora. Já “A Sangue Frio”, é um clássico do jornalismo literário, gênero pelo qual sou apaixonada. Apesar de já ter lido outros livros da coleção, passei os quatro anos da faculdade desejando ler a obra prima de Truman Capote e o tempo foi passando, passando, e cá estou eu terminando a graduação. Coloquei na lista também dois livros de Jane Austen. No ano passado, li “Orgulho e Preconceito” e me apaixonei. Jurei que leria outros livros da autora este ano, mas quem disse que cumpri a minha promessa? Também pretendo mudar isso em 2015.

Estabeleci a lista e tenho o objetivo de terminar o ano que vem com as 12 leituras finalizadas. Porém, não vou me obrigar a ler esses exatos 12 títulos. Caso alguma leitura não esteja fluindo, substituirei algum dos clássicos por outro fora da lista. Também não vou ficar me cobrando ou estabelecendo prazos mais específicos, afinal a leitura deve ser prazerosa e resultar em uma boa experiência.

O que vocês acharam dos títulos que escolhi? Se já leram algum, comentem aqui embaixo falando o que acharam da leitura e como foi a sua experiência! Também falem se vocês tirariam algum livro da lista e quais colocariam no lugar. Por fim, convido todos a participar desse desafio comigo. Vocês podem seguir os mesmos títulos, ou elaborar outra lista. Se forem participar, deixem aqui nos comentários os livros escolhidos. Ficarei feliz em acompanhar suas leituras o

Sobre o autor
Camila Tebet Camila Tebet, 22 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Lê de tudo um pouco, mas os gêneros de que mais gosta são os romances românticos e chick-lit. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

  1. quinta-feira, 20 de novembro de 2014.

    Gostei muito desse projeto. Dos que você citou, já li Dom Casmurro e O Diário de Anne Frank. Essa semana mesmo publiquei uma resenha do Diário: http://leitoresforever.blogspot.com.br/2014/11/resenha-do-livro-o-diario-de-anne-frank.html
    Também sugiro algo do Érico Veríssimo, como Incidente em Antares, por exemplo. É um dos meus livros preferidos.

    Beijos
    leitoresforever.blogspot.com.br

  2. quinta-feira, 20 de novembro de 2014.

    Adorei o projeto, acho que até vou aderir para o próximo ano, tem muitos livros clássicos que quero ler a tempos mas na hora de uma compra me perco e esqueço de comprar. Já li Memórias póstumas de machado de assis e adorei mesmo, muito bom 😉
    beijoss
    Sublimar-me

  3. quinta-feira, 20 de novembro de 2014.

    Olá, Camila.

    Uma boa iniciativa essa que tu programou para o ano que vem. As vezes fico um pouco chateada de não me dedicar a ler um pouco os clássicos. Acho que o único que li foi O Morro dos Ventos Uivantes. Quero ler livros da Jane Austen, mas ainda não comprei nenhum. Talvez faça alguma meta que nem você para conhecer mais clássicos.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos

  4. sexta-feira, 21 de novembro de 2014.

    Adorei a resenha e acho que se eu tivesse o livro em mãos agora, nem esperava chegar 2015 rs Vou tentar ler algo do Veríssimo ano que vem também. Faz tempo que quero ler algo do autor. Talvez comece por esse que você indicou, obrigada 🙂 Beijos!

  5. sexta-feira, 21 de novembro de 2014.

    Bruna, os clássicos sempre ficam de lado, coitados 🙁 haha Tive que fazer o post, porque aí me cobro mais e sigo mais determinada para cumprir o objetivo. Quando fui ver a lista de 'quero ler', foi difícil selecionar apenas 12 rs Quero muito ler Memórias Póstumas também! Deve ser super divertido rs Mas esse vou deixar pra próxima, vou começar com o que tenho em casa. Se for aderir ao projeto, depois me conta os livros que escolheu 🙂 Beijos!

  6. sexta-feira, 21 de novembro de 2014.

    Oi, Paula. Também fico chateada : Tenho que me policiar mais com isso. Espero seguir o projeto até o final e que vocês venham me cobrar e me puxar a orelha se eu não estiver seguindo kkk Jane Austen ganhou dois livros aqui na lista porque ó, é só amor <3 Beijos!

  7. sexta-feira, 21 de novembro de 2014.

    Camila, para a minha vergonha eu nunca li nenhum desses livros. T.T
    Mas tenho muita vontade de ler os livros da Jane Austen e também estabeleci que em 2015 vou ler, pelo menos um para saber como é. E eu quero ler Orgulho e Preconceito, pois eu amo a adaptação, então já é um ponto positivo.

    Dos outros livros da sua lista eu quero ler O Mágico de Oz, assim como quero ler Alice e Peter Pan. Já vi que a Zahar tem uma edição linda e estou apaixonada, porém sem dinheiro para comprar no momento.

    O único livro clássico que eu tenho é Crime e Castigo, mas de uma coleção de 2 volumes eu tenho apenas o primeiro (comprei no sebo).

    Enfim, espero que você consiga ler os titulos, e até mais… Quem sabe 🙂
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

  8. sexta-feira, 21 de novembro de 2014.

    Não é vergonha nenhuma, Silviane! Até porque eu também não li hahaha (ainda!). Me encantei por "Orgulho e Preconceito", mas até a metade do livro a leitura foi um pouco arrastada… depois que melhorou bastante. As edições da Zahar são maravilhosas… uma mais linda que a outra. São um pouco caras, mas vale o preço. O capricho é imenso. Também quero muito a edição do Peter Pan, só não decidi ainda se quero a de bolso ou a ilustrada haha dúvida cruel! Crime e Castigo também pretendo ler, mas só mais pra frente. Deve exigir bastante atenção. Obrigada pelo comentário e pelo incentivo! 🙂 Beijos!

  9. segunda-feira, 24 de novembro de 2014.

    Oii Camila !
    Aaah, parabéns pelo projeto que você criou pra essas leituras, eu mesma leio que nem doida, mas o único clássico mesmo que li até hoje foi O Diário de Anne Frank, e olha, demorei um pouquinho pra terminar o livro, tive até que voltar algumas páginas em uma das vezes, rsrs! Mas no final acabou sendo uma leitura muito boa, eu gostei. Também preciso ler mais clássicos, mas confesso que eles não me animam viu, acho a leitura muito arrastada e desgastante! Beem, boa sorte 😉
    Beijão :*

  10. segunda-feira, 24 de novembro de 2014.

    Olá Camila,
    que bacana seu projeto! Eu quase cheguei a comprar "O Diário de Anne Frank", porém acabei optando por outro livro, mas esse é o que mais tenho vontade de ler dos que você colocou na lista.
    O único clássico que tenho na minha estante é "Amor de Salvação", de Camilo Castelo Branco. Não me bateu vontade de ler ele ainda :/
    Não vou participar desse projeto, mas boa sorte pra você em conseguir terminar os 12 livros!
    Ah, e apoio você fazer diários de leitura a cada 100 páginas 😉
    Beijos

  11. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Oi, Vitória! Muito obrigada, espero mesmo terminar 2015 com o projeto concluído. Os comentários aqui só estão me deixando mais animada <3 Olha, pelo que tenho ouvido falar de O Diário de Anne Frank, fico feliz que tenha deixado para lê-lo apenas agora. Acho que se eu tivesse lido antes, não teria a mesma maturidade. O tema me interessa muito, acho que também vou gostar. Confesso que li bem menos clássicos do que gostaria, mas nem todos são arrastados, Vitória! Alguns possuem leitura bem fluída e fácil. Tente buscar algum de um gênero que você goste, talvez assim você se anime mais 🙂 Beijos!

  12. terça-feira, 25 de novembro de 2014.

    Vanessa, esse que você citou ainda não conheço! Vou dar uma pesquisada, quem sabe me interesso o Muito obrigada pelo comentário e pela força. Em 2015 apareço aqui então com meus diários de leitura haha Beijos!

  13. sábado, 29 de novembro de 2014.

    Eu também vivo me cobrando para ler mais clássicos, sair um pouco da minha zona de conforto. Dessa sua lista, eu só li Capitães da areia [muito amor por esse livro, um dos melhores que eu já li so far] e Dom Casmurro [Machado de Assis é um gênio e isso não se discute hehe]. Pedi em um amigo secreto O Diário de Anne Frank [a nova edição linda que a Record lançou] e estou louca para ler Os Miseráveis. Nessa Black Friday, quase comprei a coleção de Jane Austen da Martin Claret [que é maravilhosa], mas tinha outras prioridades rs mas minha amiga já leu Persuasão e amou o livro (:

  14. domingo, 30 de novembro de 2014.

    Olha, coloquei Capitães de Areia na lista porque dizem que é um livro lindo, inesquecível. No primeiro ano de faculdade tive que fazer um trabalho em que cada um da sala lia um clássico e falava um pouco sobre a experiência para a turma. A menina que leu esse livro foi só elogios. A minha professora, que levo muito em conta a opinião, também falou muito bem da obra e disse que o livro marcou a vida dela. Desde então, fiquei com vontade de ler. Aiii, tenho Orgulho e Preconceito na edição da Martin Claret e acho uma edição linda! Estou de olho nos outros livros há tempos. Aproveitei a Black Friday e pedi quatro outros livros da coleção. Agora só falta Emma! Comprei também "O Diário de Anne Frank" 🙂 A impressão que tenho é que muitas vezes adiamos esse tipo de leitura, e depois que lemos ficamos com aquela sensação de "por que não li isso antes?" haha Isso acontece só comigo?

  15. terça-feira, 2 de dezembro de 2014.

    Legal essa idéia, mas eu to na onda de ler as séries, e têm tantas que comecei e nao acabei, outras que ainda nem comecei mas ja sou doido pra ler, e sempre tem uma série nova lançando e eu fico doido… rsrsrs
    Desses que vc selecionou eu escolheria pra ler O Mágico de Oz

  16. domingo, 7 de dezembro de 2014.

    Oi, Douglas o conheço bem essa história de séries começadas e inacabadas haha Também tenho algumas para terminar e outras para começar. De repente você pode fazer uma listinha menor de clássicos para 2015, o que acha? 😉 Beijos!

  17. segunda-feira, 8 de junho de 2015.

    dessa tua lista li 7. Tenho vontade de ler Davi, Persuasão e A sangue frio [esse eu tenho na estante]…
    boa sorte com esse desafio literário, espero que curta os títulos escolhidos…
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

  18. sexta-feira, 31 de julho de 2015.

    Li Nada de novo no front (sou apaixonada pelo autor, recomendo o "O céu não tem favoritos" também), Diário de Anne Frank, Persuasão e Dom casmurro. Todos os outros estão nos desejados, David Copperfield e Os miseráveis eu queria ler esse ao ainda mas não sei se dará.Se der lerei Os miseráveis apenas (tô enganchada em O conde de Monte Cristo ainda), David Copperfield fica pra 2016 rs. Gostei das suas escolhas.

  19. sábado, 3 de outubro de 2015.

    Oi Camila, eu também tenho me sentido bastante tentada a ler os clássicos, de vez em quando consigo ler um e jamais me arrependi. Adoro Jane Austen, já li Orgulho e Preconceito depois de ter visto o maravilhoso filme, em seguida Razão e Sensibilidade, esse consegui ler primeiro e ver o filme depois, amei.

    Nesse momento estou lendo Os miseráveis, já vi uma série quando era criança, com o famoso Liam Nelson, marcou profundamente minha vida e agora estou lendo o texto integral, apaixonada, o volume 1 tem quase 800 páginas, já estou na metade, devorando igual uma louca.

    O morro dos ventos uivantes foi outro que achei excelente, após a Bella Swan indicar a leitura por ser seu livro predileto, esse livro foi relançado em uma edição bonita, muitos compraram, porém poucos leram. Leitura difícil para quem nunca leu um clássico, mas maravilhoso.

    Tem aqueles que são mais simples de ler, mesmo sendo o texto integral: O jardim secreto, Oliver Twist…

    Li alguns brasileiros, mas minha lista de clássicos ainda está gigantesca. Aos pouquinhos chegamos lá. O que indiscutivelmente notamos é que, após ler um clássico, sua vida muda, é difícil conseguir ler um livro contemporâneo com os mesmos olhos. Os clássicos são excelentes para nos fazer crescer como leitores. Beijos

  20. terça-feira, 6 de outubro de 2015.

    Oi, Nara! Obrigada pelo comentário! Realmente, depois de ler um clássico, nossa vida muda, passamos a ver algumas coisas de maneira diferente, é transformador. Que legal que você está lendo Os Miseráveis! Confesso que está na minha lista, mas ainda nem comecei… Na verdade, meu projeto todo está parado 🙁 Queria ter tido tempo para ler todos esses em 1 ano, mas acho que não vou conseguir e vou estendê-lo para o ano que vem rs. Ainda assim, continuo querendo ler todos da lista. Tenho certeza de que são maravilhosos. Beijos!

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: