mundo-por-terra-capa-viagens-de-papel

AVALIAÇÃO: 4/5 EDITORA: Roy Rudnick ISBN: 9788591288007 GÊNERO: Não Ficção PUBLICAÇÃO: 2011 PÁGINAS: 384 SKOOB

No ano passado, enquanto eu passeava em um shopping aqui de Curitiba, me deparei com uma exposição de fotos e objetos sobre um casal catarinense que viajou o mundo de carro por três anos. Encantada com as belíssimas fotografias, descobri que eles escreveram um livro sobre a expedição. Mundo por terra é o relato, de 384 páginas, da viagem que fizeram. Foram 1033 dias, passando por 60 países. Para quem se interessa por livros ‘pé na estrada’, é uma ótima pedida.

O livro, narrado por Roy Rudnick, é dividido em 13 capítulos. No primeiro, Roy conta como teve a ideia de fazer uma volta ao mundo e como convenceu a namorada Michelle Weiss a ir com ele. Quando tinha aulas em Curitiba, de pós-graduação, ele se encontrou com um desconhecido que disse para ele não deixar seus sonhos e planos para depois. Inspirado pela conversa, ele não largou mais a ideia da viagem. A princípio, foi difícil Michelle aceitar a ideia, já que estava cursando o último ano de Arquitetura e Urbanismo. Apesar da dúvida inicial, ela acabou aderindo à proposta e, depois de quase três anos de viagem e de volta pra casa, nem ela e nem Roy se arrependem.

O segundo capítulo é reservado para contar como foi o planejamento da viagem: escolha dos locais a serem visitados, preparação do carro etc. Depois é que vem a parte mais legal: a passagem pelos continentes. Intercaladas entre os relatos estão algumas das fotos tiradas durante a viagem. Se você for ler, vale muito a pena acompanhar o site durante a leitura, já que lá estão muitas outras fotos. Mundo Por Terra é um livro bem gostoso de ler, mas para ser lido com calma. Demorei um tempo para finalizar a leitura, o que só contribuiu para a apreciação da história, que desperta diversos sentimentos. Dei muita risada com algumas situações vividas por Roy e Michelle, fiquei triste com algumas coisas que eles viram, fiquei sabendo de muitos fatos interessantes sobre os países e seus costumes etc. Ah, e, durante toda a leitura, senti uma vontade infinita de fazer como eles e viajar o mundo!

“O que nos fez decidir pelo mundo foi a vontade de conhecer o diferente, o inusitado. Quando falo isso, não me refiro às florestas da Malásia, às praias da Tailândia ou aos rios do Camboja – lugares tão bonitos e atraentes quanto os do Brasil. Refiro-me às pessoas, culturas, idiomas, costumes, leis, religiões e modo de viver. Em nenhuma região do Brasil, Europa ou Estados Unidos poderíamos viver esse tipo de experiência. Para conhecer tudo isso, tivemos que deixar o conforto e a segurança do meio em que vivemos e partir para o desconhecido.”

A edição está bem caprichada. Além da capa linda, por dentro há um mapa, onde podemos acompanhar os lugares percorridos. As páginas com fotos lembram folhas de revistas, mas bem resistentes. As cores são bem vivas. Senti falta de mais fotos, mas essa necessidade pôde ser sanada com a visita ao site, que também possui vídeos. O bacana do livro é que, além dos relatos dos países, o casal também conta como foi viver essa experiência, como foi a convivência, como lidaram com a distância dos familiares, como se viraram vivendo em um carro por tanto tempo.

“Nós não estávamos viajando apenas para conhecer lugares, culturas e pessoas. Estávamos ali com o intuito de concretizar algo diferente para nós, talvez uma grande mudança de vida. Buscávamos a felicidade longe das circunstâncias que a sociedade ao nosso redor nos impõe […].”

Sobre o autor
Camila Tebet
Camila Tebet Camila Tebet, 24 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

  1. quarta-feira, 29 de janeiro de 2014.

    Oi.

    Não sei, posso até ler o livro, mas vou demorar um pouco na leitura, pois acredito ter as partes chatas. rs Mas deve ser lindo, além de provocar a grande vontade de ir também. hahaha

    Parabéns pela linda resenha.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

  2. quarta-feira, 29 de janeiro de 2014.

    Oi Camila, muito legal a sua resenha.
    O livro parece ser muito interessante, mas confesso que só compraria pelas fotos… kkkk
    Quem de nós, não adoraria fazer uma viagem destas?
    Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

  3. quarta-feira, 29 de janeiro de 2014.

    Que livro diferente, acredito que o leitor com certeza vai mergulhar de cabeça nessa história e o melhor, uma história real das aventuras do casal (correto?), gostei bastante e que luxo está a edição do livro! Eu adorei, acho que vale a pena conhecer.

    Beijos.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com

  4. quinta-feira, 30 de janeiro de 2014.

    Obrigada, Fernanda! 🙂

    Dá mesmo muita vontade de ir! haha Mas não é fácil, além das coisas boas, eles também narram as dificuldades.

    Beijos!

  5. quinta-feira, 30 de janeiro de 2014.

    Oi Lia, obrigada!

    Eu comprei pelas fotos, mas fiquei feliz de ter lido o relato! haha É bem legal, vale a pena!

    Deu uma olhada nas fotos do site? São incríveis *-*

    Beijos!

  6. quinta-feira, 30 de janeiro de 2014.

    Oi, Sammysam! A história é real sim. O bacana é que também descobrimos diversas curiosidades dos países pelos quais eles passaram 🙂 Na exposição que fui, até o carro estava lá pra gente dar uma olhada. Muito legal haha Se for ler, depois vem aqui me contar o que achou!

    Beijos

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: